REIVINDICAÇÕES POR VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Em audiência pública na Alesp, servidores estaduais unificam reivindicações por valorização
Evento promovido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol) recebeu funcionários de diferentes órgãos estaduais13/08/2024 18:41
- Funcionalismo | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa
Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (12), reuniu servidores do Ministério Público (MP-SP), do Tribunal de Justiça (TJ-SP), do Tribunal de Contas (TCE-SP) e da Defensoria Pública do Estado para debater caminhos para a valorização do quadro de funcionários desses órgãos.
Organizado pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), o evento reuniu servidores, representantes sindicais e aprovados em concursos públicos. "A proposta foi iniciada através de uma reivindicação dos funcionários do Ministério Público e nós ampliamos para os demais órgãos. A luta desses trabalhadores é praticamente a mesma", afirmou o parlamentar.
Valorização
Reivindicação comum entre os servidores de diferentes esferas, a valorização salarial e funcional nos órgãos do Estado foi um dos temas centrais da audiência.
"Precisamos apresentar emendas na Lei Orçamentária para carimbar recursos para que esses importantes servidores tenham o seu reajuste salarial", disse Carlos Giannazi. "Este vai ser o maior Orçamento da história de São Paulo e ele é disputado por vários segmentos e os servidores também precisam disputar", completou.
Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SindSemp-SP), Ticiane Lorena Natale destacou a campanha salarial dos funcionários do MP-SP: "Estamos pedindo o reajuste correspondente à defasagem que tivemos. Vamos discutir e fazer a unidade das lutas de todos esses setores para que valorizem os servidores".
Outra questão levantada durante o encontro - e compartilhada entre os diferentes órgãos - foi a discrepância entre as remunerações de diferentes cargos. Presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (Assetj), José Gozze fez coro aos pedidos por valorização. "Não queria que existisse o fosso que hoje existe entre o salário dos servidores do TJ e de um desembargador. Se não fosse por nós, eles não teriam como trabalhar e por isso temos que nos unir e ir para a ação", afirmou.
Convocação de aprovados
A audiência também contou com a participação de pessoas aprovadas em concursos públicos de diferentes órgãos e que ainda não tomaram posse em seus cargos.
"Estamos em luta para que haja a chamada de todos os aprovados. Há um déficit enorme de servidores no TJ, no MP e na Defensoria. Queremos também que esses órgãos expliquem porque ainda não convocaram esses servidores", disse Carlos Giannazi.