SÍRIA E TURQUIA*

06/02/2023


Novo tremor atinge a Síria e a Turquia horas após grande terremoto
Tremor de magnitude 7,8 atingiu a região na madrugada desta segunda-feira (6)derrubando prédios e fazendo moradores correrem para as ruas enquanto tremores secundários eram sentidos em toda a região.

Mais de 1.500 pessoas morreram no desastre. Quase 3.000 pessoas ficaram feridas e pelo menos 34 prédios desabaram, segundo dados preliminares. As equipes de resgate buscam por sobreviventes nos escombros.

O tremor, segundo o Serviço Geológico dos EUA ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep.
Por conta do horário local, muitos estavam dormindo, o que elevou o número de vítimas. Além disso, muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros. Pelo menos 2.323 pessoas ficaram feridas na Turquia e 639 na Síria.
Síria
O regime de Bashar al-Assad, na Síria, afirma que no país já são mais de 320 mortos. Já na Turquia, o presidente Recep Tayyip Erdoğan, informou que ao menos 912 pessoas morreram. Os números ainda estão sendo atualizados e podem subir drasticamente.
Além disso, há ainda, ao menos 147 mortos no noroeste sírio, porção do território do país controlada por rebeldes, de acordo com informações iniciais de equipes de resgate.
De acordo com o Ministério da Saúde da Síria, houve mortos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus.
Turquia
O ministro do Interior da Turquia, Suleymon Soylu, disse que dez cidades foram afetadas: Gaziantep, Kahramanmaras, Hatay, Osmaniye, Adiyaman, Malatya, Sanliurfa, Adana, Diyarbakir e Kilis.
Na província de Malatya, a nordeste de Gaziantep, pelo menos 23 pessoas morreram, segundo autoridades locais. Em Sanliurfa, a leste, houve 17 mortes. Também houve mortes em Diyarbakir e Osmaniye.
De acordo com um repórter da BBC em Diyarbakir, na Turquia, um shopping center na cidade desabou.
Na Faixa de Gaza, segundo Rushdi Abualouf, repórter da BBC, houve cerca de 45 segundos de tremores na casa em que ele estava hospedado.
Sismólogos turcos estimaram que o terremoto teve 7,4 de magnitude. Um segundo tremor atingiu a região poucos minutos depois do primeiro.
A Turquia fica em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo. Em 1999, mais de 17 mil pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o noroeste do país.

Abalo sísmico mais recente atingiu a região menos de 12 horas após primeiro terremoto. Autoridades estimam mais de 1,3 mil mortosUgur Yildirim/ dia images via Getty Images

Poucas horas após o terremoto de grande magnitude que atingiu a Turquia e a Síria, um novo abalo sísmico sacudiu a região, nesta segunda-feira (6/2). Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram e outras 5 mil ficaram feridas em decorrência da tragédia nos países, segundo estimativas de autoridades locais.

O primeiro tremor de terra gerou uma série de abalos subsequentes, o que dificulta a identificação e resgate das vítimas. O mais recente foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia, a sudoeste da cidade de Ekinozu, por volta de 13h30 no horário local (7h30 no horário de Brasília).


Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros, enquanto equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área. Forças de segurança locais também encontram dificuldades em estimar o número de vítimas nas regiões que não são controladas pelo governo sírio.

A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes. 


Destruição

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, afirmou que cerca de 900 edifícios acabaram destruídos nas províncias de Gaziantep e Kahramanmaras. Um hospital desabou em Iskanderoun, que fica às margens do Mediterrâneo.

por taboolaconteudo patrocinadoESCS LAW|PATROCINADOBrasileiros nascidos até 1981 podem se qualificar para essa compensação.WICED|PATROCINADOLetícia Sabatella faz 51 anos - Tente não ofegar quando você a vir agora.DETECTOR DE RADAR SPYDER X V8|PATROCINADODetran se irrita com dispositivo anti-multas

"Infelizmente, ao mesmo tempo, também estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas", apontou Oktay. A Turquia passa por uma situação de nevascas e fortes tempestades.

Houve pelo menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. "Nossa prioridade é resgatar as pessoas presas sob prédios em ruínas e transferi-las para hospitais", disse o ministro do Interior, Süleyman Soylu.

Na Síria, especificamente, são 245 mortos em áreas controladas pelo governo e 147 nos locais com controle de rebeldes.

Ajuda

Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar equipes de resgate. "Equipes da Holanda e da Romênia já estão a caminho", postou o comissário Janez Lenarcicd, do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência do bloco.

Grécia e Israel também ofereceram ajuda. "O Estado de Israel está sempre pronto para enviar ajuda por qualquer meio possível.Nossos corações estão com as famílias e o povo turco que está sofrendo neste momento doloroso", tuitou o presidente israelense Isaac Herzog.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, contatou as autoridades turcas nos Estados Unidos e afirmou que o país está pronto para fornecer assistência. "Profundamente preocupados com o terremoto destrutivo de hoje", escreveu Sullivan em um tuíte.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.